É Psicólogo e busca supervisões semanais ou quinzenais em Psicanálise?
Como quem se ocupa da tarefa de cuidar de pessoas: “Essa é a forma pela qual me apraz pensar em meu trabalho, tendo em mente que, se eu fizer suficientemente bem, o paciente descobrirá seu self e será capaz de existir e sentir-se real.” Winnicott.
Como funcionam as supervisões?
Os encontros de supervisão online têm a duração de 1h30 e são feitas semanalmente ou quizenalmente, a depender da demanda de pacientes do profissional e sua disponibilidade.
Utilizo, além de minha experiência clínica, como ponto de partida teórico a psicanálise, especificamente a Winnicottiana, sem idolatria, podendo também passear por outros autores, como Freud, Ferenczi, Bowby e Jung, já que faço formação em Arteterapia.
Quem são os psicólogos que escolhem fazer supervisão comigo?
Psicólogos que se identifiquem com uma escuta humanizada e empática para as dores humanas como fruto de privações ou derivações de origem ambientais. Incentivados a treinar a análise a partir desse e de outros referenciais teóricos da psicanálise, estimulados não a mimetizaram minha atuação, mas a a criativamente descobrirem seu próprio estilo.
“Minhas interpretações são econômicas, pelo menos assim espero. Uma interpretação por sessão me satisfaz, se está relacionada com o material produzido pela cooperação inconsciente do paciente. Digo uma coisa, ou digo uma coisa em duas ou três partes. Nunca uso frases longas, a menos que esteja muito cansado. Se estou próximo do ponto de exaustão, ponho-me a ensinar. Ademais, na minha opinião, uma interpretação que contém a expressão “além disso” é uma sessão de ensino. (1962b, p. 153)